Gerência e Segurança de Redes (TET00220)

Disciplina optativa, com foco em Gerência e Segurança em Redes de computadores, podendo ser cursada junto com "Redes de Acesso I".

A disciplina possui uma característica laboratorial muito forte, com práticas em todas as aulas, seguindo o método "faça para aprender". Inicia com o aprendizado básico de Linux, voltado para servidores em Linux, reunindo diversos assuntos aprendidos nas disciplinas do curso com um objetivo: montar uma estrutura completa de serviços/servidores de rede, sendo o mínimo para uma rede empresarial ou prestador de serviço, com foco na segurança da informação. Assim, ao final da disciplina, cada aluno terá montando seu próprio "provedor de acesso", com os seguintes serviços/servidores:

1. Rede e roteamento para acesso às redes dos demais alunos.
  2. Firewall
  3. Wireless
  4. DNS
  5. PKI completa para criação de uma Autoridade Certificadora, permitindo a geração de chaves e certificados de criptografia para os itens 6 e 7.
  6. HTTP/HTTPS (certificados gerados no item 5)
  7. VPN Segura (certificados gerados no item 5)

A partir de um convênio firmado com a Mikrotik, cada aluno terá um equipamento, cedido pela MikroTik, a sua disposição e irá aprender a operar o sistema MikroTik. Ao final da disciplina, este convênio permite que o aluno faça a prova de certificação MTCNA da Mikrotik e, passando, já recebe sua certificação.

Com os recursos de rede da UFF, as práticas serão realizadas no "mundo real", sendo que os serviços criados poderão ser testados e acessados na internet, de fora da UFF, assim como de seu próprio celular.

Devido à falta de recursos, para assistir à disciplina, cada aluno deverá ter seu próprio laptop para realização das práticas e acesso ao equipamento Mikrotik.

Bibliografia:

Vidal, Marcos Tadeu von Lützow ``Segurança em Redes 1'', (Curso de Criptografia e Segurança em Redes). 157p. Rio de Janeiro: UFF / CEP - EB, 2006, ISBN: 8598569666.

Vidal, Marcos Tadeu von Lützow ``Segurança em Redes 2'', (Curso de Criptografia e Segurança em Redes). 133p. Rio de Janeiro: UFF / CEP - EB, 2006, ISBN: 8598569747.

Tanenbaum, Andrew S. ''Redes de Computadores"