LAPEL

Laboratório de Aulas Práticas em Eletrônica


Conteudo Untitled Document Equipamentos e Recursos

Equipamentos e Recursos

O laboratório possui 4 computadores com a seguinte configuração:

  • Processador K6 600 MHz
  • 512 Kbytes de memória cache
  • 128 Mbytes de memória RAM
  • 10 Gbytes de memória de massa (hard disk)
  • Monitor colorido 14"
  • Teclado em português
  • Mouse
  • CDROM driver e 1.44" floppy driver
  • Porta paralela
  • Porta serial (9 pinos)
  • Placa de rede
  • Placa de som
  • Sistema operacional LINUX, distribuição SLACKWARE

Os demais computadores possuem diferentes configurações.

Os microcomputadores encontram-se ligados rede de computadores do TET através do hub de 8 portas ENH-708DS (10/100 - Base T), do fabricante ENCORE.

O laboratório possui equipamentos gerais para alimentação de circuitos‚ geração de sinais e medidas elétricas‚ tais como: fonte de tensão regulável; gerador de sinal de tensão senoidal‚ triangular e onda quadrada; multímetro (V.O.M.); osciloscópio; analisador de espectro; analisador de estados lógicos. Além disso‚ o laboratório conta ainda com uma série de equipamentos específicos para a área de telecomunicações.


Módulos Educacionais


Dois tipos de módulo educacional são encontrados no laboratório.

O primeiro deles, denominado Sistema de Ensino e fabricado por EQUILAB - Indústria e Tecnologia Aplicada à Educação S/A, consiste de bases onde são conectadas placas de circuito impresso de tamanho padrão, as quais podem ser interligadas por fios com conectores específicos. As bases são energizadas por uma fonte de alimentação de 5 V. As placas contêm combinações de circuitos integrados, chaves, dispositivos luminosos (LED e display de 7 segmentos), resistores e capacitores, que possibilitam diversos tipos de montagens diferentes. Os laboratórios contam com 4 bases e 4 conjuntos de placas.

O segundo tipo de módulo são os kits educacionais fabricados pela DATAPOOL ELETRÔNICA LTDA.. Os kits são formados por dois módulos experimentais. O primeiro deles é baseado no microcontrolador 8031, da família 80xx da INTEL, e oferece condições para a realização de experièncias pré-estabelecidas e para o desenvolvimento de projetos. A programação e a operação podem ser efetuadas através de teclado ou de conexão serial, ambos existentes no módulo. O módulo vem acompanhado de apostila com material teórico, apostila com material prático e programa proprietário de controle do módulo. O segundo módulo experimental possui fonte de alimentação simétrica, gerador de sinais (senoidal, triangular e onda quadrada), conectores específicos para placas de circuito impresso, matriz de contatos (protoboard), chaves e dispositivos luminosos (LED e display de 7 segmentos). O módulo vem acompanhado de conjuntos de placas de circuito impresso, destinados a experiências específicas às seguintes áreas: circuitos digitais, dispositivos lógicos programáveis (EPLD Altera EPM7064), circuitos elétricos, eletrônica básica e princípios de comunicações. Para cada conjunto de placas é fornecido uma apostila com material teórico e apostila com material prático. O laboratório conta com 4 conjuntos do módulo baseado em microcontrolador e 8 conjuntos do módulo de uso geral.



O LED (Light Emitting Diode) é um tipo especial de diodo que tem a capacidade de emitir luz quando é atravessado por uma corrente elétrica. Como todo diodo, o LED permite a passagem de corrente (quando acende) no sentido direto, do anodo para o catodo. No sentido inverso, a corrente não o atravessa, e a luz não é emitida.