O Curso


Visão geral do Curso

O Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações foi criado em 1974 e tem como objetivo formar profissionais com sólida base científica e tecnológica em Engenharia de Telecomunicações.

Ao longo do Curso, os alunos desenvolvem atividades que integram ensino, pesquisa, extensão e gestão, tais como: Monitoria, Iniciação Científica, PET-Tele, participação em Empresa Júnior, Estágios em Laboratórios de Pesquisa da UFF e Estágios em empresas.

A participação dos alunos nos Programas de Mobilidade Internacional da UFF, por intermédio da sua Superintendêcia de Relações Internacionais (SRI), também é crescente, com oportunidades de intercâmbio em Instituições de Ensino e Pesquisa com as quais a UFF mantém acordos de cooperação.

O Curso tem em média 450 alunos matriculados e oferece 90 vagas por ano para o ingresso através do Sistema de Seleção Unificada (SISU)

O Curso tem duração prevista de 10 (dez) e máxima de 15 (quinze) períodos letivos.

Os egressos são capacitados para atuar e empreender em diversos segmentos do mercado de trabalho, assim como ampliar, aprimorar e consolidar seus conhecimentos em Programas de Pós-Graduação (como o PPGEET).


Estrutura do Curso

O Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações é estruturado em dois Eixos Temáticos, aos quais o aluno pode ser vinculado. Para fins de integralização da matriz curricular vigente, o aluno deverá cursar, com bom aproveitamento, todas as cinco disciplinas obrigatórias de escolha do eixo temático ao qual estiver vinculado, o que corresponde a 300 horas.

No eixo de Comunicação Ótica e Radiocomunicação, o aluno aprofundará conhecimento em conteúdos que permitirão o entendimento da geração, transmissão e detecção de sinais em meios guiados e não guiados. O aluno também irá adquirir o ferramental teórico para desenvolver sua capacidade de análise sobre o comportamento do sinal através de diversos dispositivos utilizados nas telecomunicações; os efeitos causados no sinal pelo canal de comunicação, seja este confinado ou abertos; bem como a identificação do método mais adequado para a mitigação de tais efeitos. Nesse eixo temático, o aluno deverá ser capaz de analisar, projetar e testar, o funcionamento dos sistemas de comunicações baseados em enlaces óticos e/ou em enlaces rádio, fixos ou móveis.

No eixo de Redes de Comunicação e Internet, o aluno aprofundará conhecimento em conteúdos que permitirão o entendimento do funcionamento da Internet e das redes de telecomunicações de nova geração, que redefinem o cenário geral das telecomunicações através da introdução de novas tecnologias. O aluno também irá aprofundar seu conhecimento em gerenciamento e segurança de redes, bem como estudar a evolução das redes legadas de telecomunicações. Nesse eixo temático, o aluno deverá ser capaz de analisar, gerenciar e projetar uma rede para transmissão de informação, agregando segurança à comunicação, quando necessário.

O aluno deverá formalizar o interesse em um dos eixos temáticos até dez dias antes do início do período de inscrição online para alunos regulares, definido no Calendário Escolar para o período letivo corrente. A formalização deverá ser feita por meio do formulário de manifestação de interesse, que deverá ser entregue à Coordenação do Curso.


Reconhecimento do Curso

Dados sobre a criação e o reconhecimento do curso podem ser encontrados no website do e-MEC.


Avaliação do Curso

ENADE 2014 - Conceito 4 (máximo 5)

ENADE 2011 - Conceito 4 (máximo 5)



Documentos Relacionados

Resolução TCE no. 30/2023,
que regulamenta os critérios para escolha de Eixo Temático;
e Anexo A, que apresenta o calendário de atividades relacionadas
à formalizaçãoo de interesse.
Formulário de Manifestação de Interesse (Eixo Temático)