Aprendendo um pouco mais sobre a InterNet - 03


(multicast) em vez do endereçamento único (unicast); desta forma é possível a transmissão de teleconferências, vídeo e som com controle e qualidade. Com base nesta experiência, a REDE RIO irá coordenar a implantação de centros de teleconferência na rede, e dar suporte às instituições associadas no domínio desta tecnologia. Softwares de domínio público para a transmissão de áudio e vídeo estão instalados no CEOP, e permitem que uma comunicação on-line se estabeleça entre dois ou mais pontos, com um ou mais participantes (via rede InterNet através de endereçamento multicast).

A FAPERJ vem fazendo investimentos na extensão do acesso discado, de baixa velocidade (até 28,8 Kbps), a pequenas escolas, e grupos de indivíduos comprometidos com a evolução educacional e tecnológica em todo o Estado do Rio de Janeiro.

A Rede-Tchê é outro nodo (nó) da InteNet no Brasil, criada para atender as necessidades básicas de acesso a InterNet na Região Sul do Brasil.

Os nós da Rede-Tchê estão conectados entre si por enlaces dedicados, e todas as outras instituições da Região Sul e que se conectam a um dos nós da RNP. O número de nós que integram o backbone e que permitem capilarização para outras entidades deve aumentar em 1998. Várias das entidades atualmente conectadas apenas como nós “finais” passarão a atuar como nós “de ligações” para outras entidades, e através do seu intermédio poder acessar a RNP e por conseguinte a InterNet. Aumentando assim o numero de captação para o acesso a InterNet através da Rede-Tchê.

O nó de Porto Alegre é a porta de entrada na Região Sul é o ponto de conexão com a RNP. Neste nó também existe uma conexão com a RENPAC.

As instituições que se conectam ao nó da Rede-Tchê em Porto Alegre podendo estabelecer conexão por meio de linhas dedicadas, alugadas da CRT, ou via RENPAC (apenas serviço 3025 por enquanto) ou ainda pela rede telefônica discada.

Inicialmente a rede era composta por três nós, localizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Porto Alegre), na Universidade de Santa Maria - UFSM (Santa Maria) e na Fundação Universidade de Rio Grande - FURG (Rio Grande).

Atualmente a Rede-Tchê, é compostas por vários nós e os três primeiros tornaram-se a espinha dorsal da Região Sul do Brasil.

Cada Região (ou Rede) utiliza o protocolo conhecido como Transmission Control Protocol/InterNet Protocol (TCP/IP). Este Protocolo visa a Interconexão de máquinas e sistemas distintos através de redes heterogêneas.

Serviços oferecidos pela InterNet, por conseguinte, por todas as Redes (Rede-Rio, Rede-Tchê, etc..) no Brasil:

1º A troca de Mensagens - Os usuários podem corresponder-se pela rede, onde é permitida a participação de debates em tempo-real e listas de debates;
2º Acesso Remoto a Computadores - Os usuários podem acessar outras máquinas sem que a distância seja um empecilho;
3º Transferência de Arquivos - Os usuários são capazes de transferir artigos, relatórios, programas que são colocados à disposição de todos os usuários ou para seu próprio uso;

--> Todas essas vantagens proporciona aos que pesquisam ou buscam informações uma maneira mais fácil de obtê-las de um modo rápido e preciso.


Volta Índice Próxima