Aprendendo um pouco mais sobre a InterNet - 14



* Asynchronous Transfer Mode Ring - ATM Ring: Usado em redes de duplo-anel, porém em sentidos de transmissão inversos que são divididos em segmentos, onde os segmentos são liberados após recebidos os dados pela estação receptora dos dados.

* Inserção de Retardo: Usado em redes de topologia em Anel, os segmentos são retardados na estação que deseja transmitir; após colocar seus dados no meio, ela libera os segmentos retidos.

* Polling: Empregado em topologia em Barra comum, as estações somente podem transmitir quando a estação controladora de status permite o aumento da eficiência. A transmissão de dados pode ser aumentada caso exista uma barra somente dedicada a controle de status e uma outra somente para a transmissão de dados.

* ExpressNet: Baseia-se em uma barra unidirecional, porém montada de forma que sejam duas barras uma chamada de transmissão e a outra de recepção; assim as estações podem transmitir (na barra de transmissão) enquanto as estações estão recebendo (na barra de recepção), sendo que as estações não podem transmitir simultaneamente para que não ocorra colisão. A estação que começar a transmitir por primeiro terá direito irrevogável, e as outras estações têm que esperar o término gerando tempos aleatórios.

* FasNet: Utiliza duas barras unidirecionais, onde as estações são interligadas em ambas as redes e podendo transmitir e receber em ambas as barras, porém as estações sabem qual o menor caminho a seguir para que os dados possam transmitir em um menor tempo. As vantagens são em relação a diminuição do tráfego na rede; Toda estação tem um segmento ou vários para transmitir seus dados; Não existe a colisão de dados pois há um bit de status para que a estação possa transmitir seus dados.

* Para as topologias aonde são necessários a interligação com redes de radiodifusão, por terem um atraso de propagação quando relacionadas com uma rede LAN ou WAN, bem como a diferença em uma rede local e uma rede de alta velocidade são necessários vários métodos de adaptações: Suas definições são bem completas e exigem do leitor uma habilidade com a Engenharia de Telecomunicações. Aqui só detectamos os métodos a serem empregados:

  • Interleaved Frame Flush-Out - IFFO;
  • Cyclic-Reservation Multiple Access - CRMA: Tecnologia para topologia Barra dobrada (Folded Bus)
  • CRMA-II: Tecnologia empregada para topologia em Anel ou Duplo-Anel;
  • Distributed Queue Dual Bus - DQBD/Queue Arbritrated e DQBD/Pre-Arbritrated: Tecnologia para topologia formada por duas barras unidirecionais;
  • Slotted-Aloha Polite Access: Tecnologia envolvendo a topologia em forma de Estrela e para redes ópticas de multicanais;
  • Time Division Multiple Access with control channel - TDMA-C: Envolve a topologia em Estrela passiva;
  • Pipeline - Para topologia em forma de Anel;
  • 1.2.7. Redes Locais

    Existem vários tipos de redes locais. As que mais têm tido destaques são:

    * EtherNet : Foi desenvolvida pela XEROX Corporation, e licenciada pela DIGITAL e INTEL, porém muitos fabricantes também vêm adotando a tecnologia EtherNet em seus produtos. O objetivo inicial era a integração de microcomputadores, no entanto com a evolução dos equipamentos, atualmente suporta ambiente Unix, utiliza a topologia de barramento que permite a inclusão de no máximo dois repetidores entre dois dispositivos; Utiliza cabo coaxial como meio de transmissão; A taxa de transmissão é de 10 Mb/s; Utiliza o método de acesso CSMA/CD;


    Volta Índice Próxima