Aprendendo um pouco mais sobre a InterNet - 16



Imagine agora a sua necessidade de se comunicar com uma máquina ou com um usuário. Como sabemos, os computadores trabalham com números e nós não somos capazes de decorar todos os números possíveis. Um exemplo 192.198.8.30 , 139.82.34.11, 139.82.34.4; deste modo fica difícil saber onde estão estas máquinas (se no Brasil ou no Exterior), por isso a criação do Fully Qualified Domain Name (FQDN), ou seja, Nome do Domínio Completamente Qualificado. Assim sendo, o número 192.198.8.30 é da máquina vm.uff.br, o endereço 139.82.34.11 é da titan.rdc.puc-rio.br, o endereço 139.82.34.4 é da triton.rdc.puc-rio.br. Agora ficou mais fácil pois vemos que o primeiro endereço é de uma máquina na UFF que utiliza o sistema VM e os outros dois são de máquinas da PUC localizados no RDC (Rio Data-Centro).

Nota-se a ausência da indicação do sistema utilizado na PUC, isto é devido ao não arbitrariamento o que, de um certo modo pode levar a uma grande confusão. De qualquer forma o último domínio indicará o país em que está máquina esta situada (exceção seja feita aos EUA), os números são o que chamamos de Endereços InterNet Protocol (IP). Os IP's são constituídos por quatro números unidos por pontos ('.') chamados de quádrupla ou dotted quad e cada pedaço deste número é chamado de octeto. As informações na rede são passadas pelo números IP's e não pelo FQDN. A máquina faz todo o "trabalho árduo" :-) para passar de FQDN para IP ou de IP para FQDN.

1.3.2. O Que é ARPANet, BitNet, UUCP, UseNet e a InterNet?

1.3.2.1. ARPANet - Advanced Research Projects Agency Networks, Rede criada em 1969 pela Advanced Research Projects Agency (ARPA) do Departamento de Defesa dos EUA, com a intenção de compartilhamento de processamento de dados, armazenamento e troca de dados entre os pesquisadores e fornecedores ligados ao Departamento, servia também como mecanismo de troca de correspondência entre os pesquisadores. Nos anos 80 a National Science Foundation (NSF) começou a custear parte da ARPANet, sendo esta dividida em dois segmentos: um especificamente para os fins militares da guerra fria chamada de MilNet e a ARPANet tornou-se somente para fins acadêmicos custeados pela NSF. Como a ARPANet tinha uma topologia genérica do tipo Árvore, era complicada a interligação de um ponto de um ramo a um outro ponto em um ramo diferente, era chamado de porta de fundo das máquinas (interligações não suportadas pelo padrão de troca de dados do sistema ARPANet). Ao final da década de 80 foi então criado o Defense Advanced Research Projects Agency Internetwork e especificado o padrão de troca de dados chamado Transmission Control Protocol/InterNet Protocol (TCP/IP) que servia como ligações entre a ARPANet(NSF) e a MilNet e entre ramos diferentes da ARPANet. Mais tarde Defense Advanced Research Projects Agency Internetwork foi abreviada para InterNet. E ao início da década de 90 a ARPANet é substituída pelos backbone’s da NSFNet utilizando somente o protocolo TCP/IP.

1.3.2.2. BitNet - (Because It’s Time NETwork), Nasceu a partir da ligação da Universidade de Nova Iorque e da Universidade de Yale, com vista de proporcionar um meio rápido e barato de comunicação entre o meio acadêmico. Teve início em 1981, refere-se a um software da IBM chamado de Remote Spooling Communication Subsytem (RSCS), em uso entre as duas universidades, bastando a ligação desta duas universidades através de uma linha telefônica permanente. A idéia de uma rede cooperativa entra as universidades e instituições foi um passo decisivo para a criação da BitNet. Seus conceitos básicos são:
--> Apenas universidades e instituições sem fins lucrativos, poderiam participar;

--> Não existiria taxa cobrada ao ingresso de universidades e instituições, apenas o pagamento do seu canal de comunicação a rede;

--> Cada participante deve oferecer meios para o ingresso de pelo menos mais um novo membro a rede;

Com estes conceitos houve a criação da EARN (European Academic and Research Network) que é a parte administrativa da BitNet na Europa e parte da Ásia e a NetNorth, separação existente para o Canadá, porém como não existem barreiras entre os usuários da BitNet (EUA), EARN e NetNorth,


Volta Índice Próxima