Aprendendo um pouco mais sobre a InterNet - 20



* SuraNet - Rede das Associações de Pesquisa das Universidades do Sudeste;

* UUCP - Utilizada entre computadores que executam Unix, inclui-se a EuNet européia e a UseNet norte-americana, para alcançar um usuário desta rede que é: host1!host2!target-host!usuário em usuário@target-host.uucp;

1.4. Como você acessa a InterNet

1.4.1. Acesso através de GateWay

Imagine uma rede de computadores que tem apenas um deles (um dos nós) ligado a InterNet. Este computador de ligação é o GateWay. Neste acesso as pessoas pensam estar acessando a InterNet, quando na verdade estão acessando uma rede de um provedor de serviços qualquer, que finge ser InterNet, pois ele tem apenas alguns dos nós de sua rede realmente ligados a InterNet. É um dos acessos mais básicos, e é o primeiro a ser oferecido por todos os provedores de serviço grandes e pequenos. Para este acesso o único serviço que é praticamente oferecido é o E-Mail. Alguns exemplos: CompuServe, America OnLine, Prodigy e outras redes de serviço o que você acessa é a rede deles, nas quais têm alguns computadores ligados a InterNet, e não um nó da InterNet diretamente, mas só agora estes grandes provedores de serviços estão oferecendo alguns acessos do tipo 1.4.2 e 1.4.3. Os BBS (Bulletin Board System) em geral, a maioria deles não é um nó real da InterNet, quase sempre eles estão ligados ao IBASE (no caso do Rio de Janeiro) que por sua vez é um nó da ALTERNEX/InterNet, e os computadores das BBS's funcionam como GateWays para os assinantes.

1.4.2. Acesso à InterNet através de Terminal

É o caso de muitas universidades, neste caso você está acessando o nó real da InterNet com endereço e tudo mais, mas nota-se que você está acessando um MainFrame ou uma máquina que possa suportar vários usuários ao mesmo tempo e os programas de acesso a InterNet (que neste caso são chamados de clientes, não confundir com o usuário em si) ficam e residem nos discos e memórias desta máquina e não num micrinho. Isto significa que você só terá serviços com Gopher, Whois, NetFinder, VERONICA, ARCHIE, FTP, TELNET e outros (dependendo do controle do pessoal do seu CPD). A maneira de acesso a InterNet está contido na máquina que você está acessando como um terminal, seja um terminal real próximo ao CPD da máquina ou seja um micro/modem que por sua vez está emulando um terminal.

1.4.3. Acesso à InterNet através de Micro

1.4.3.1. Acesso SLIP/PPP: SLIP - (Serial Line InterNet Protocol) : É uma conexão que utiliza modem de alta velocidade para enviar pacotes InterNet por uma linha telefônica, limita-se somente a capacidade de processamento e armazenamento de dados do seu micro; PPP - (Point to Point Protocol) : É uma conexão idêntica ao SLIP, porém mais confiável, o PPP verifica duplamente se todos os pacotes chegaram sem problemas, se um pacote estiver danificado, o PPP envia novamente. Tanto estações Unix bem como um computador pessoal pode usar as conexões do tipo SLIP ou PPP. É oferecido pela maior parte dos provedores de acesso a InterNet para que os usuários conectem a InterNet utilizando um programa que disca para o provedor e após acessar o provedor pode utilizar as ferramentas de acesso a InterNet bem como Browsers, FTP, E-Mail, Gopher, Newsgroup, etc. O usuário somente paga o valor do impulso telefônico e o custo que o provedor cobra do usuário mensalmente para que ele acesse a InterNet.

1.4.3.2. Acesso direto: É o mais caro existente, pois uma máquina de porte é usada para ser um acesso integral a InterNet, podendo oferecer acesso a FTP via acesso remoto dos usuários. É um nó real em TCP/IP.


Volta Índice Próxima