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Uma função é um bloco de código de programa que pode ser usado diversas vezes em sua execução. O uso de funções permite que o programa fique mais legível, mais bem estruturado. Um programa em C consiste, no fundo, de várias funções colocadas juntas.
Abaixo o tipo mais simples de função:
#include <stdio.h>
int mensagem () /* Funcao simples: so imprime Ola! */
{
printf ("Ola! ");
return(0);
}
int main ()
{
mensagem();
printf ("Eu estou vivo!\n");
return(0);
}
Este programa terá o mesmo resultado que o primeiro exemplo da seção
anterior. O que ele faz é definir uma função mensagem()
que coloca uma string na tela e retorna 0. Esta função é
chamada a partir de main() , que, como já vimos, também
é uma função. A diferença fundamental entre
main e as demais funções do problema é que main é
uma função especial, cujo diferencial é o fato de
ser a primeira função a ser executada em um programa.
#include <stdio.h>
int square (int x) /* Calcula o quadrado de x */
{
printf ("O quadrado e %d",(x*x));
return(0);
}
int main ()
{
int num;
printf ("Entre com um numero: ");
scanf ("%d",&num);
printf ("\n\n");
square(num);
return(0);
}
Na definição de square() dizemos que a função
receberá um argumento inteiro
x. Quando fazemos a chamada
à função, o inteiro num é passado como
argumento. Há alguns pontos a observar. Em primeiro lugar temos
de satisfazer aos requesitos da função quanto ao tipo e à
quantidade de argumentos quando a chamamos. Apesar de existirem algumas
conversões de tipo, que o C faz automaticamente, é importante
ficar atento. Em segundo lugar, não é importante o nome da
variável que se passa como argumento, ou seja, a variável
num, ao ser passada como argumento para square() é
copiada para a variável x. Dentro de square() trabalha-se
apenas com x. Se mudarmos o valor de x dentro de square()
o valor de num na função main() permanece inalterado.
Vamos dar um exemplo de função de mais de uma variável.
Repare que, neste caso, os argumentos são separados por vírgula
e que deve-se explicitar o tipo de cada um dos argumentos, um a um. Note,
também, que os argumentos passados para a função não
necessitam ser todos variáveis porque mesmo sendo constantes serão
copiados para a variável de entrada da função.
#include <stdio.h>
int mult (float a, float b,float c) /* Multiplica 3 numeros */
{
printf ("%f",a*b*c);
return(0);
}
int main ()
{
float x,y;
x=23.5;
y=12.9;
mult (x,y,3.87);
return(0);
}
#include <stdio.h>
int prod (int x,int y)
{
return (x*y);
}
int main ()
{
int saida;
saida=prod (12,7);
printf ("A saida e: %d\n",saida);
return(0);
}
Veja que, como prod retorna o valor de 12 multiplicado por 7, este valor
pode ser usado em uma expressão qualquer. No programa fizemos a
atribuição deste resultado à variável saida,
que posteriormente foi impressa usando o printf. Uma observação
adicional: se não especificarmos o tipo de retorno de uma função,
o compilador C automaticamente suporá que este tipo é inteiro.
Porém, não é uma boa prática não se
especificar o valor de retorno e, neste curso, este valor será sempre
especificado.
Com relação à função main, o retorno sempre será inteiro. Normalmente faremos a função main retornar um zero quando ela é executada sem qualquer tipo de erro.
Mais um exemplo de função, que agora recebe dois floats e também retorna um float::
#include <stdio.h>
float prod (float x,float y)
{
return (x*y);
}
int main ()
{
float saida;
saida=prod (45.2,0.0067);
printf ("A saida e: %f\n",saida);
return(0);
}
AUTO AVALIAÇÃO
Veja como você está. Escreva
uma função que some dois inteiros e retorne o valor da soma.
Curso de C da EE/UFMG - 1996 - 2002