Aprendendo um pouco mais sobre a InterNet - 29



* Repare que todos terminam com uma "/". Isto indica que se marcadas estas opções eles trarão outros menus como este apresentado acima, se não tiver trará para você uma arquivo texto; exemplo: se você optar pela opção 1 retornará para você um texto. Para escolher um destas opções basta colocar um "x" antes da opção desejada. E assim você pode ir navegando pelo Gopher, basta marcar o "x" e reenviar a carta, reenvie para gopher@rnp.br e não para o que aparece na carta que lhe foi enviada mambo@cr-df.rnp.br. Logo chegará outra em que você pode obter outras informações, divirta-se!

--> Lembrando-se de que: O gopher.rnp.br é o principal e com ele podemos chegar a Gopher’s secundários. Não precisa usar o principal, caso você queira fazer uma consulta via Telnet (consulte 3. Acesso Remoto para Consulta e a lista apresentada em 11.7, para ver o mais próximo de você).

3. Acesso Remoto para Consulta (Telnet)

Imagine a possibilidade de acessar outra máquina para obter informações sobre pesquisa ou até mesmo curiosidades? Seria incrível você não acha? Pensando nisso existem espalhados pelo mundo inteiro vários locais onde você pode acessar outra máquina para obter informações, daí o nome Acesso Remoto para Consulta. Acessar um lugar em qualquer parte do mundo da sua própria casa ou de sua Universidade. Usamos o comando Telnet seguido do endereço da máquina que queremos acessar. Você poderá acessar máquinas, Gopher’s, NetFind, Bibliotecas, Bancos, etc. Usamos sempre Telnet quando queremos acessar uma máquina remotamente. O Telnet dá a oportunidade de mexermos em sistemas e máquinas que possam estar distante do nosso local atual. Para abrir um Acesso Remoto normalmente utilizamos telnet local.dominio porta onde local.dominio poderá estar em FQDN ou em IP e porta normalmente é utilizado 23 como porta default, porém às vezes é necessário que a porta seja diferente, para que possamos acessar algum tipo de serviço fornecido nesta porta indicada, sempre que não existir a presença da porta o próprio Telnet assume com porta default a 23. Pense na porta como se fosse uma escolha de opções se você precisa ir no dentista e têm duas portas a da direita leva você para um debate intelectual sobre fractais a da esquerda leva ao consultório de odontologia, obviamente você optará pela esquerda (ainda mais porque fractais são só lindos desenhos formados através de fórmulas matemáticas )

--> Repare sempre nas teclas de escapes fornecidas, normalmente a tecla Control +C ou Control +] aborta a conexão.

* 3.1. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
Basta usar: telnet ars.bn.br
Login: fbncons
Password: consulta

* 3.2. Informativos da Unicamp
Basta usar: telnet ccvax.unicamp.br
Login: infocamp

* 3.3. Acesso a UseNet, WWW e ao NetFind via USP
Como foi dito antes a UNICAMP oferece serviço para as pessoas que não possam acessar a UseNet diretamente, que já foi explicado (ver em 2.5). O outro serviço é através de telnet que é oferecido pela USP, e que também oferece acesso a WWW, porém sem os recursos de som, ícones e desenhos, mas já oferece um gostinho, além de oferecer um serviço chamado de NetFind, útil para buscar informações sobre instituições e serviços.
Use: telnet usenet.if.usp.br
Login: UseNet
--> Se você quiser acessar o WWW use o login: www, se quiser acessar ao NetFind use o login: netfind


Volta Índice Próxima