Aprendendo um pouco mais sobre a InterNet - 90



Apêndice A

Você já aprendeu todos os conceitos que envolve a InterNet, desde sua criação, envio e recebimento de dados até a editoração de uma página HTML, porem agora é necessário acessar a InterNet através de um provedor comercial, como fazer isto? Quais os programas o que o provedor pode lhe oferecer? O que você pode buscar na InterNet para que as suas idas na InterNet seja o mais proveitosa? As próximos páginas é a mais nova coletânia de dados que reunimos para auxilia-lo nas plataformas e sistemas operacionais em maiores evidências!

O nosso contato de maior impacto com a InterNet foi junto de um terminal 3270 ligado a um mainframe da IBM rodando o sistema VM dentro do Núcleo de Processamento de Dados da Universidade Federal Fluminense , tivemos primeiramente a necessidade de compreender o complexo mundo da IBM e conseguir decifrar o teclado, ao qual você não devem pensar que é algo parecido com os teclados atuais de micros :-) .

O VM é um sistema para MainFrames (máquinas de grande capacidade de calculo vetorial e de alto desempenho em processamento simultâneos), após a adaptação com o padrão de utilização da InterNet, nada de ferramentas precisas ao qual estávamos já habituados a mexer ou ler a respeito dentro de BBS internacionais, a utilização de um simples gopher ou ftp era uma dificuldade ou considerada uma verdadeira prova de fogo o acesso a WWW dentro do VM é através de um browser chamado Charlott que é totalmente em ASCII, onde não podemos visualizar imagens.

E em contrapartida tínhamos o acesso a micros dentro da Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense, os auxílios de amigos dentro do Laboratório de Modelagem de Engenharia da UERJ e no laboratório do RDC/PUC-Rio (Rio DataCentro - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) onde nestes laboratórios já possuíam micros padrão PC ligados a uma rede interna que esta ligada 24 horas a InterNet.

A utilização das ferramentas dentro destes laboratórios é simples, afinal sempre há um monitor ou uma pessoa já acostumada com os aplicativos e como usa-los para o melhor proveito próprio, porem e quando o acesso é de casa via um modem?

Como fazer para configurar aqueles programas e acessar a InterNet? Basicamente basta que você conseguia conectar ao seu provedor que os programas de InterNet saberão o caminho a tomar, exceção aos programas de e-mails que necessitam de configuração.

Primeiramente deve ter alguns conceitos em mente:

Dialer's - São os programas destinados a conexão do seu micro local a um centro provedor de acesso a InterNet.
É o dialer que inicialmente prepara o seu micro para que outras ferramentas da InterNet possam ser utilizadas em seu micro, se o programa dialer tiver mal configurado certamente você não acessara a InterNet.

A linha telefônica para acesso à InterNet é a mesma usada para voz, observando que não é possível usar o telefone enquanto você estiver ocupando a linha telefônica com o micro.
As linhas de péssimas qualidades podem resultar em péssimos resultados de acesso, não adianta ter um modem de ótima qualidade, se a sua linha telefônica for de péssima qualidade você dificilmente terá ótimos resultados.

O modem é um aparelho que consegue converter a linguagem digital do micro em sinais analógicos para que estes possam trafegar em linhas de telefones comum, são capazes de trafegar em velocidades diferentes desde 2400 bps à 28.800 bps (no inicio de qualquer conexão do seu micro com outro micro, os modem's sozinhos discutiram à qual velocidade poderá transmitir sem a perda dos dados), para o sistema telefônico encontrado no Brasil, a recomendação geral é a utilização de modem's acima da velocidade de 14.400 bps, caso a sua linha seja digital, prefira os modem’s de 28.800 bps.

Mesmo que a sua linha não seja digital, recomendamos a compra dos modem’s de 28.800 bps, pois assim em horários em que a sua linha telefônica esteja mais estável o seu modem poderá acessar na velocidade máxima. Caso você compre um modem, procure ver se ele segue as recomendações da ITU (International Telecommunications Union - antiga CCITT).
O padrão normal de velocidade dos modem’s 14.400 bps é o V.32 bis, mas recomenda-se a compra do 28.800 bps que segue o padrão V.34.

Atualmente as companhias regionais do Sistema TeleBras estão estudando a ampliação do sistema para o ISDN (Integrate Service Digital Network) que visa um melhor meio de transporte de dados a custo menor.

E-Mail's - São programas destinados ao envio e recebimento de cartas eletrônicas, estes programas lhe podem proporcionar o envio desde uma simples carta eletrônica até o envio de documentos, imagens e programas. Porem devem estar devidamente configurados com os dados de sua conta ao seu provedor.

Você pode escrever uma carta ou ler desligado da InterNet e só conectar para enviar ou receber novas cartas.


Volta Índice Próxima